segunda-feira, 13 de julho de 2009

O melhor de todos os tempos

Há exatos 24 anos atrás, sem segundas intenções, o Queen fazia sua apresentação para a versão londrina do Live-Aid, em Wembley. Foram apenas breves vinte minutos, mas suficientes para valer o título de "maior show ao vivo da história", de acordo com uma pesquisa promovida pela rede de TV BBC, realizada em novembro de 2005, contando com artistas, jornalistas e empresários do mercado musical.
O Queen abriu o show com "Bohemian Rapsody" sob intensa ovação. Os maneirismos do vocalista Freddie Mercury levaram uma platéia de mais de setenta e cinco mil pessoas a bater palmas em uníssono durante "Radio Ga Ga", cantando juntos com o vocalista verso por verso, sendo o fato mais lembrado pelos jurados da enquete.
Além do memorável concerto do Queen, realizado no festival para ajudar as vítimas da fome na Etiópia, outras grandes apresentações marcaram a lista das dez melhores de todos os tempos, entre elas: em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Jimmi Hendrix no Woodstock, em agosto de 1969 e Sex Pistols, no Manchester Free Trade Hall, em junho de 1976.
A apresentação do RadioHead em 1997 em Glastonbury é a entrada mais recente entre os dez melhores.
Nirvana em sua última apresentação na Inglaterra, no Reading Festival de 1992, Brian Wilson no Smile Concert, no London's Royal Festival Hall em fevereiro de 2004, e a apresentação gratuita dos Rolling Stones no Hyde Park em maio de 1969 (dois dias após a morte do guitarrista Brian Jones), também figuram na lista dos dez melhores shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário